Verbetes relacionados:
A passagem do mito ao logos
Filosofia, roteiro de estudo
Filosofia, um breve resumo da história
Hesíodo


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


História da filosofia, etapas da filosofia grega


vb. criado em 08/09/2014, 23h59m.

Um ramo da história da cultura; objeto: estudo crítico da aparição, “planteo†e desenvolvimento dos problemas que a filosofia nos apresenta (história das diferentes tentativas do homem para solucionar aqueles problemas) [1].

A filosofia é produto da atividade intelectual do homem. Não existe como atividade abstrata, é produto do filosofar do homem.

A história versa não só sobre as idéias, mas sobre seus autores (sobre a permanência dessas idéias (e autores) ao longo do tempo).

Origem da filosofia na grécia. Séc. VII a.C., nas colônias jônias da Ãsia Menor (Mileto). Só se conhecem por fontes indiretas: Demócrito (1º a estudar filosofia antiga, no séc. IV a.C.), Platão (sobre Sócrates e Sofistas), Aristóteles (1º historiador da filosofia), Cícero (sobre o epicurismo), Sêneca (sobre o estoicismo).

Causas da aparição da filosofia na grécia. Contexto histórico: a) contato com o oriente próximo, b) ambiente espiritualista da época (Orfismo), c) influência da poesia grega (Hesíodo e Homero), indiciando um espírito maduro para iniciar a especulação filosófica, d) gênio grego.

Etapas da fil. grega. Conforme Nicolla [Abbagnano] (A2007d). Não em ordem cronológica, mas uma forma de aproximação por grupos temáticos.

Período cosmológico (Pré-socráticos, menos os Sofistas). Descobrir a unidade que garante a ordem do mundo, e a possibilidade do conhecimento humano.

Período antropológico: sofistas e Sócrates. Tema central: necessidade de descobrir a unidade do homem em si mesmo e em relação aos demais mortais, a possibilidade de formação do indivíduo em sociedade.

Período Ontológico: Platão e Aristóteles. Tema: relação entre homem e céu, o valor do homem como tal e sua condição no mundo que o rodeia.

Período ético: Estoicismo e Epicurismo, Ceticismo e ecleticismo. Temas: a conduta humana.

Período religioso: Neoplatonismo e afins. Tema: encontro do homem com deus.


Notas e adendos:

[1] f. pr.: Educatina.